Interclubes

Tudo começou em meados de 1978, quando um grupo de pais abnegados do Esporte Clube Pinheiros entre eles os Srs Sergio Vergueiro, Antonio Rudge, Guilherme Rogê Ferreira e José Maria A . P. Netto buscaram um espaço maior de utilização do campo de futebol aos sábados, até aquele momento quase que exclusivo do futebol adulto.

Após muita conversa e insistência, convenceram a atual Diretoria do clube a ceder o campo de futebol durante a manhã e tarde dos sábados para a realização dos campeonatos internos menores.

Tal ampliação de espaço gerou no ano seguinte um número aproximado de 800 associados inscritos. Baseados nesses números viu-se então a necessidade de aproveitar os melhores atletas de cada categoria para representar as cores do clube em disputas com outras agremiações.

Após algumas tentativas, perceberam que naquele momento não existia nenhuma competição voltada exclusiva para associados, o que limitava as suas equipes a participar de jogos amistosos.

Em agosto de 1979 iniciou-se um movimento para organizar o 1º Torneio Interclubes de Futebol, sendo realizada de 23/09/79 à 28/10/79 nas categorias então denominadas Fraldinha, Dentinho e Dente.

Sob organização do próprio E. C. Pinheiros, foram convidados os seguintes clubes: Ipê Clube, E.C. Sirio, C. A . Monte Libano, C. A . Indiano, Circulo Macabi, Metal Leve e Aramaçan.

No entanto a disputa deu-se através de um quadrangular somente com as equipes do Pinheiros, Ipê, Sirio e Monte Libano.

No ano seguinte já foi possível realizar um hexagonal com a inclusão de Paulistano e Indiano, chegando em 1981 com 8 participantes ( Ipê, Sirio, Pinheiros A, Pinheiros B, Indiano, Paulistano, Monte Libano e S. Paulo) em 5 categorias: Mini Fralda, Fralda, Dentinho, Dente e Dentão.

Passados alguns longos anos, hoje somos a ASSOCIAÇÃO PAULISTA INTERCLUBES DE FUTEBOL MENOR com estatuto em cartório, que já realizou inúmeros campeonatos com participação de 18 clubes, finais em estádios oficiais (Morumbi e Pacaembú), possuindo um cadastro de aproximadamente 18.000 atletas, entre eles alguns que vestiram camisas de clubes como São Paulo, Santos, Corinthians ou Palmeiras.

Obrigado aqueles Senhores que incentivaram o inicio desta competição, que hoje possívelmente torcem por seus netos.